Portal dos Clientes


Portal da Sociedade


Portal dos Colaboradores


Portal dos Fornecedores


Gestão da Qualidade


Gestão de Pessoas


Nossas Conquistas


Nossos Resultados


Sites Uteis


Veja ao Vivo Terminal POA


 
» Home
  Tarifas
Busca avançada 
Abaixo estão relacionadas as tarifas aplicadas nas linhas operadas pelas empresas Viamão, Vialeste e Itapuã.
 
 


 

 
 

 



 



COMO É CALCULADA A TARIFA DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS?

Esta é uma indagação que muitos usuários ou não usuários do transporte coletivo formulam no seu dia-a-dia. Diante disso, buscamos uma maneira fácil e sucinta de esclarecer o assunto.
Considera-se Tarifa como o rateio ou a divisão do Custo Total do Serviço do transporte coletivo de passageiro entre os Usuários Pagantes, sendo necessário, para o seu cálculo, a utilização dos seguintes elementos:
 
 
NÚMERO DE PASSAGEIROS TRANSPORTADOS
Este elemento diz respeito à quantidade de passageiros transportados, com ênfase aos que pagam a tarifa, podendo caracterizá-los em dois tipos: o pagante da tarifa total ou o pagante da tarifa parcial (tarifa parcial = a tarifa com desconto ou com isenção parcial. Exemplo: tarifa estudantil - dois (2) estudantes = a um (1) pagante de tarifa total). Além disso, todos os passageiros com isenção total da tarifa não integram o rateio do custo final.
 
 
QUILOMETRAGEM PERCORRIDA
Este item do cálculo inclui a soma do número das viagens realizadas mensalmente pelo conjunto de linhas que compõem o sistema de transporte. No município de Viamão existem dois sistemas: o transporte urbano ou intermunicipal metropolitano. Para fins do cálculo é computada a quilometragem média percorrida nos últimos 12 meses, incluidas aí as quilometragens adicionais, ou seja, a rodagem realizada entre a garagem e os terminais de embarque ou de início das viagens.
 
 
CUSTO QUILOMÉTRICO
O Custo Quilométrico corresponde à soma dos Custos Variáveis com os Custos Fixos.
 
Custos Variáveis
Os Custos Variáveis mudam em função da quilometragem percorrida pela frota, e são subdivididos em: Combustível, Lubrificantes, Rodagem, Peças e  Acessórios.
 

Custos Fixos
Os Custos Fixos são gastos que independem da quilometragem percorrida. Consideram-se os seguintes itens no seu cálculo: O Custo de Capital, as Despesas com Pessoal e  as Despesas Administrativas.

 
Custo de Capital: são representados pelos investimentos e benfeitorias efetivados pela operadora do serviço, os quais sofrem Depreciação e Remuneração.
Depreciação: (Frota, Máquinas, Instalações e Equipamentos);
Remuneração: (Frota, Máquinas, Instalações, Equipamentos e Almoxarifado).
 
Despesas com Pessoal: compõem estas despesas os pagamentos relativos à folha de pagamento dos salários e encargos sociais dos funcionários das áreas de Operação, Administração e Manutenção.
Pessoal de Operação: (representado pelo grupo de motoristas, cobradores e fiscais);
Pessoal de Administração: (composto pelo grupo de pessoal de escritório);
Pessoal de Manutenção: (composto pelo grupo de mecânicos, abastecedores, lavadores, vigilantes etc.).
 
Despesas Administrativas
Compõem este item todas as despesas geradas na área de administração da empresa, tais como seguro de responsabilidade civil, seguro obrigatório e IPVA,entre outros.
Despesas Administrativas: Compõem este item todas as despesas geradas na área de administração da empresa, tais como seguro de responsabilidade civil, seguro obrigatório e IPVA,entre outros.
 
CUSTO TOTAL DOS SERVIÇOS
O Custo Total do Serviço corresponde ao custo quilométrico acrescido dos tributos cobrados na localidade, tais como ISS, PIS, COFINS e Taxa de Gerenciamento dos serviços.

 
Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda
Telefone: 51 3485 4070
E-mail: viamao@empresaviamao.com.br
Desenvolvido por Idéiamais Interactive Web